
Ricardo Borges Gomide é especialista em políticas públicas e gestão governamental, com mais de duas décadas de atuação na área de energia e em temas ligados à transição energética, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo. Ao longo de sua trajetória profissional, participou da formulação e da análise de políticas públicas relacionadas ao setor energético e às agendas de sustentabilidade no Brasil.
É engenheiro mecânico pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cursou Ciência Política (UnB) e realizou aperfeiçoamento em eficiência energética pela Agência Internacional de Energia (IEA), em Paris.
A Conta do Clima nasce do incômodo de quem conhece o tema por dentro. Sem negar a ciência ou os desafios ambientais, o autor propõe revelar verdades inconvenientes a partir de um olhar crítico sobre a forma como o debate climático e a agenda verde têm sido conduzidos.

Você acha importante combater o aquecimento global? E se as políticas climáticas estivessem, ao mesmo tempo, ampliando a pobreza e encarecendo alimentos e energia? E se estivessem aprofundando as desigualdades entre países ricos e pobres? E se os maiores beneficiários dessas políticas não fossem aqueles que mais sofrem com seus efeitos colaterais? E se, por trás do discurso monopolizante da urg
Saiba mais