Militar. Historiador. Pós-graduado em docência do ensino superior e metodologias ativas. Pós-graduado em maçonologia: história e filosofia. Pós-graduado em Neuropsicopedagogia.
Conheci a Maçonaria através da Ordem DeMolay. Iniciei esta jornada há 19 anos (2005). Na época, eu tinha 15 anos de idade. Assumi alguns cargos dentro do Capítulo DeMolay (2° Conselheiro, Capelão, 2°Diácono, etc). Hoje, posso dizer que tenho orgulho de ser Sênior DeMolay! E sou grato por todos os ensinamentos que a maior fraternidade juvenil do mundo me transmitiu.
Em 2010, iniciei minha carreira militar. De todas as missões que participamos, destaco a Missão de apoio ao HAITI XIII, de 18OUT a 16DEZ2011. Em 2020, recebi a Medalha Militar de Bronze com passador de Bronze como reconhecimento pelos 10 anos de bons serviços prestados. Possuindo diversos cursos de interesse técnico-profissional militar. Em especial, destaco o curso de Altos Estudos II.
Em 2012, iniciei meus estudos na AMORC. E assumi alguns cargos em um dos Organismos Afiliados (LOJA R+C SG): Cantor (2015-2016); Capelão (2016-2017); Mestre-Auxiliar (2017-2018) e Mestre do O.A. (2018-2019). Contribuindo com o serviço Rosacruz nestes períodos e construindo algumas mensagens para serem utilizadas nos Organismos Afiliados.
Em 2017, iniciei minha jornada na Maçonaria. Lembrando, minha jornada na Maçonaria só foi possível graças a Ordem DeMolay (Ordem Juvenil) e ser DeMolay não garante ingresso a Maçonaria. E, na busca por novos conhecimentos e retribuir a Ordem DeMolay participando de um Conselho Consultivo.
O que se efetivou, em 2020, ingressei no Conselho Consultivo do Capítulo Gonçalense N° 209 da Ordem DeMolay. Sendo, o Presidente do Conselho Consultivo deste Capítulo, em 2022.
Em 2023, fui agraciado com a honraria Chevalier da Ordem DeMolay. Em 2024, ocorreu a investidura do Grau Chevalier em uma cerimônia pública, onde os familiares e amigos se fizeram presentes.
Tenho a convicção que se não fosse a Ordem DeMolay não teria conhecido a Maçonaria, nem a Ordem Rosacruz.
Acredito que devo retribuir com a nova geração Demolay, participando e os ajudando a desenvolver as potencialidades que os impulsionem na vida adulta (habilidades e competências).
Sou grato por todas as boas referências de homens de conduta irreprochável que ensinam o valor da virtude e de uma vida em prol do bem coletivo. Em especial, aos "Tios" da Maçonaria, que hoje tenho a honra de chamar de Irmãos.
Na Maçonaria Simbólica, sou 2° Vigilante (Gestão 2023-2025) da ARLS Amizade Fraternal N° 10, Rito Moderno, Oriente do Rio de Janeiro-RJ, Federada ao Grande Oriente do Brasil, Jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro.
Nos Altos Graus, sou Portador da 5a. Ordem Sapiencial, 2° Arco (Grande Inspetor Geral do Rito Moderno ou Cavaleiro da Sapiência) pelo Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil (SCFRMB). Atualmente, sou o Primeiro Grande Vigilante do Grande Conselho Kadosh Filosófico para o Estado do Rio de Janeiro do SCFRMB.
Sou Membro-Fundador e Mestre de Cerimônias do Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno Amizade Fraternal N° 26, no Vale de Niterói-RJ. E, recebi o reconhecimento do grau 33 (Patriarca Inspetor Geral) do SUPRAB.
Particularmente, no Simbolismo, em 2021, criamos um Programa de Educação Maçônica para os Graus Simbólicos em nossa Loja Maçônica, ARLS Amizade Fraternal N° 10, Rito Moderno, Oriente do Rio de Janeiro, Federada ao GOB, Jurisdicionada ao GOB-RJ, que acompanha um programa de mentoria, onde o Padrinho é corresponsável pela educação maçônica de seu afilhado.
Uma estrutura completa para o processo ensino-aprendizagem do Maçom: Currículo para cada grau, Programa de Mentoria, Comissão de Educação e Cultura da Loja, etc. Recebemos o apoio dos Mestres da Loja nas apresentações, peças de arquitetura e tem dado bons frutos.
Outrossim, devemos agradecer aos Mestres que acreditaram no programa educacional! Em breve, vai sair um livro sobre este programa. Mais uma parceria na escrita!
Minha meta é gerar educação maçônica de qualidade:
1. Desmistificando a Maçonaria, ou seja, mitigar o desserviço que algumas publicações literárias BR "construíram";
2. Buscando desenvolver o estudo e pesquisa das fontes primárias para entendermos as continuidades, transições e rupturas das práticas ritualísticas e da simbologia da Ordem.
3. Combatendo a ignorância e a ociosidade sob a Luz das pesquisas. Porém, preservando o sigilo dos ssin:., ttoq:. e ppalav:..
Minha esposa é a maior incentivadora deste empreendimento. Foi quem deu a ideia de publicar, inicialmente, as traduções (tem mais publicações a serem feitas*) que vinha fazendo para estudo da Ordem.
Sim, na Maçonaria você tem que estudar! Mas, existem muitos que desejam apenas repousar... Certamente, você que chegou até aqui é um Irmão dedicado e estudioso.
Mas, nem todos estão dispostos a investir tempo em pesquisas e estudos além do que é apresentado...
Pretendo focar nas publicações para o público adepto da Maçonaria, em especial, aos Maçons e não-iniciados, voltados para educação. Para isto, inicialmente, vou fazer parcerias nas publicações com Irmãos dedicados aos estudos de nossa Ordem e com vasta experiência maçônica na ritualística e na parte administrativa de nossa Instituição.
Parcerias nas publicações:
Ano 2024
15 de abril - José Anderson M. de Meneses e Wilson Aguiar Filho* publicam o livro Rituais simbólicos dedicados ao Marquês de Gages de 1763 segundo antigo manuscrito na UICLAP. Oficialmente, lançado no dia 14 de maio de 2024, no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro-RJ.
1° de outubro - José Anderson M. de Meneses e Wilson Aguiar Filho publicam o livro Murat 1858 na UICLAP.
Dezembro - José Anderson M. de Meneses e Wilson Aguiar Filho publicam o livro... (novidade).
*Wilson Aguiar Filho: Mestre-Instalado. Secretário-Geral de Orientação Ritualística do Rito Moderno do Grande Oriente do Brasil. Soberano Grande Inspetor de Honra do SCFRMB. Detentor da Cruz da Perfeição Maçônica. Mais de 40 anos de Maçonaria. Historiador. Pós-graduado em Maçonologia: história e filosofia (UNINTER). Além de ser membro das Ausgustas e Respeitáveis Lojas: Amizade Fraternal N°10, União e Tranquilidade N° 2 e José do Patrocínio N° 1512 (Todas do Rito Moderno).
Em breve, mais Publicações...
Com isso, proponho mergulhar em pesquisas e livros que ajudem a entender melhor nossa Instituição do presente. Quiçá possamos vencer a ociosidade e a ignorância com a educação aplicada dentro de Loja através dos livros!
Leia, estude e reflita!
Aquele Abraço Fraterno!