Um pouco sobre mim
Filipe Salles é professor, fotógrafo e cineasta, formado em Cinema pela FAAP, Mestre e Doutor pela PUC/SP. Já lecionou na FAAP, Belas-Artes, PUC/SP, USJT, CEUNSP e Universidade Santa Cecília. Foi Coordenador dos Cursos de Cinema e Fotografia da FCAD / CEUNSP e coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Acadêmicas da FCAD. Também foi professor substituto do curso de Imagem e Som da UFSCar. Atualmente é professor dos Departamentos de Artes Visuais e Midialogia do Instituto de Artes da UNICAMP.
Foi editor da revista acadêmica Ágora (FCAD/CEUNSP), e também participa do conselho editorial do site Mnemocine (mnemocine.com.br), da qual foi um dos fundadores, desde 1999. É autor dos livros "Música Visual", sobre a música no cinema, e "A Ideia-Imagem: forma e representação na fotografia moderna", com base na filosofia platônica, e é autor de vasto material didático sobre cinema e fotografia. Na área acadêmica desenvolve pesquisa alinhando modelos da psicologia analítica para desenvolver uma Teoria e Filosofia da Arte, e faz parte da rede de pesquisa transdisciplinar DASMind. Tem diversos artigos abordando a teoria estética pelo viés da psicologia junguiana.
Além da carreira docente, desenvolve trabalho pessoal em fotografia preto-e-branco, e é diretor e diretor de fotografia cinematográficos. Entre seus trabalhos destacam-se o curta-metragem em Super-8 "A Mulher Morta", premiado no Festival de Gramado de 1996, e o curta "Fanta Valtson", filmado em 16mm (2010). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1279680085456029