Um pouco sobre mim
ENTREVISTA COM O AUTOR
Quem é o autor?
WILLAME COELHO ALVES FILHO de Marapanim-Pa. Nascido em Santa Izabel do Pará, filho do poeta, escritor, jornalista e acadêmico Willame Coelho Alves e Alessandra Cristina da Silva Cabral. Pintor, Dançarino e coreografo, Poeta, Escritor, Trovador, Cordelista, Contista e como Desenhista, ilustra seus próprios livros, palestrante e pregador da palavra de Deus, DJ Cristão. Já atuante com suas obras escritas e contribuições nas obras teatrais no Centenário Centro de Convenções da Assembleia de Deus-BELÉM-PA. Destacam-se: páscoas, natalinas, retiros espirituais, congressos e cultos. Convidado para integrar na comissão de fundação da Academia de Letras e Artes Marapaniense – ALAM; anteriormente atuou no grupo de dança pela Igreja do Evangelho Quadrangular no ministério- HEBROM- MARAPANIM-PA. Participou da equipe de produção do W som nos eventos sociais e festas- administrado pelo seu pai Willame Coelho Alves e seu tio Wnilsom Ferreira Favacho, trabalhou acompanhando seu pai na rádio Ascubem Fm, atual rádio Carimbó Fm. O que lhe proporcionou a autonomia nos controles da mesa de som como Dj, não parou por ai, foi Dj dos programas " TOQUE LEGAL" COM SEU PAI, " MORANGUINHOS COM MEL" REGINA LIMA, " A BAGACEIRA TOTAL", JAMIR ANDRADRE, "Agostinho Monteiro Forte Como a Fé" pelo próprio Agostinho Monteiro. Na mesma emissora, fez suas primeiras programações como LOCUAPRESENTADOR juntamente com a galerinha do skate, hip hop, free step - " eletro hits e suplemento musical" . E na sua escola na quinta série, teve o crescimento fazendo o seu primeiro robô, orientado pelo professor Rosenildo Canuto - conhecido como professor “picolé”, além da contribuição da atividade da professora Goreth Naiff, nas histórias em quadrinhos, sendo uma de suas primeiras obras " Uma viagem pela Amazônia e o sitio do seu Zé tucano. Bem como, projetos escolares" em São Sebastião da Boa Vista, onde já acompanhava seu pai na rádio BOA VISTA AM. Desta feita se inspirou criar a história defensores da Amazônia pelo convívio com os ribeirinhos. E quando criança sempre amou pintar quadros e criar histórias em quadrinhos com o seu irmão Willy Cabral Coelho. Como a Guerra no Espaço e Capitão Choque. E atualmente é vencedor dos prêmios World Book Review - melhor livro de poesia cristã e melhor autor de poesia cristã. É vencedor do prêmio nacional na categoria: melhor livro de poesia no concurso nacional “Reflexo Literário” do Rio de Janeiro. Sendo o único paraense a concorrer esse certame da literatura Brasilerira.
Títulos e lauréis conquistados:
-Prefeitura de Marapanim-Pa: servidor nota dez - pelo secretário de Regularização Fundiária Roberto Lopes
-Câmara de Marapanim-Pa: Título Honorífico de Honra ao Mérito a Willame Coelho Alves Filho entregue pelo vereador Júnior Naiff
-EDITORA ASCENSÃO: excelência em publicação
-EDITORA PUBLIART: MELHOR LIVRO DE POESIA
-LURA EDITORIAL: Movimento da Escrita- Jornada do Escritor
- PRÊMIO ALDIR BLANC DO GOVERNO FEDERAL
-DESTAQUE NA REVISTA: WORLD BOOK REVIEW
-PRÊMIO"PALADINO LITERÁRIO” (do latim Palatinus Literary), promovido e entregue pela Casa Literária Enoque Cardozo (CLEC), Academia Independente de Letras (AIL), Ordem Literária SCRIPTORIUM e Castelo João Capão (CJC)
-Prêmio WOLRD BOOK REVIEW AWARDS MELHOR AUTOR DE POESIA CRISTÃ , MELHOR LIVRO DE POESIA CRISTÃ
-prêmio Reflexo Literário-melhor livro de poesia
Entrevistas em rádios e Jornais:
Alerta Pará- Rede TV
Sem sencensura Pará- Cultura TV
Liberal AM
Liberal FM
Oliberal - impresso e online
Mangue FM
Curuçá FM
Carimbó FM
Princesa Fm
Voz Municipal
Castanhal FM, Voz Municipal de Marapanim e outras On-Line.
Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?
-sonhador
-persistência
-gratidão
O que te motivou a se tornar escritor?
O amor pela escrita nasceu com a arte pintada, em toda a sua forma. Eu via desenhos e através da literatura foi aflorando cada vez mais esse amor, acredito que todo mundo pode ser artista.
Quantos e quais são seus livros publicados?
São 7 livros no total sendo que 5 é Participações em Antologias e 2 livros é totalmente solo o
O CONFRONTO E O RECANTO DOS VERSOS.
Livros sucesso em vendas ( Solo ) :
- O CONFRONTO
SINOPSE: o resultado de experiências do autor com a verdade, desde sua tenra idade. Á luz da palavra de Deus é a principal inspiração para as poesias, reflexões ilustradas, tomadas pela convivência e o comportamento cristão.
Através da graça e a sabedoria de Deus sobre o jovem iniciante escritor e adorador: surge O confronto das aprendizagens teológica ( praticada). Este compêndio aguçará a fé em cada leitor. Por conta disso, está escrito na Bíblia Sagrada: que o justo viverá pela fé.
@editorapubliart (Este compêndio, foi prêmio nacional pela Lei Aldir Blanc do governo federal.).Prêmio WOLRD BOOK REVIEW AWARDS, MELHOR LIVRO DE POESIA CRISTÃ
-Recantos dos Versos :
Sinopse: "O amor é uma comunicação intensa. O quão nobre são as suas facetas? A coleta aqui representada expressa suas qualidades rabiscadas em versos do poeta. O recanto dos versos transmite uma leitura objetiva e derivada pela paixão da poesia. Esses versos são necessários no cotidiano do romantismo moderno."
@ ascensãoeditora
Este livro ganhou prêmio de melhor livro de poesia no certame nacional “Reflexo Literário” do Rio de Janeiro.
Obras poéticas selecionadas a nível nacional nas ANTOLOGIAS:
-LURA EDITORIAL: " INSPIRAÇÕES POÉTICAS ", "A VIDA EM POESIA"
- ASCENSÃO EDITORA: " VOZES EM VERSOS ", " OS POEMAS QUE GUARDEI PRA MIM "
- EDITORA TENHA LIVROS: " POÉTICA EDIÇÃO ESPECIAL "
Como o seu primeiro livro te marcou como pessoa?
O Confronto, meu primeiro livro marcou por ser uma obra revelada a uma senhora por Deus, que eu escreveria e não só isso, eu pude entender sendo ainda criança o que em sonhos era passado pra mim para escrever o livro , e o livro me levou a conhecer mais ainda a Bíblia, no processo de criação o inicio dele é desenhos e foi se transformando em poesias dando origem ao livro, tendo em sua estrutura desenhos,poesias e musicas. Marcou 12 anos de muitas lutas pra poder ter condições e lançar, foi investimento de tempo e dinheiro e muita oração.
Como você vê a questão da representatividade nos livros? Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema?
Representar a bandeira dos livros é super importante para quem deseja caminhar deve-se fazer partes de Antologias para ser visto o seu trabalho e participar de concursos de prêmios assim a obra e o autor será visto.
Para a questão cristã ou melhor na estrutura dos meus livros deve estudar muito as escrituras -Bíblia e conhecer a literatura do cordel, estudar suas formas .
Qual foi o último livro nota 10 que você leu?
O Senhor dos Anéis é um livro de alta fantasia, escrito pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien. Pela 20 vez lido um dos meus livros favoritos
O Gotas da Vida cujo autor é o meu pai. O seu segundo livro ilustrado é premiado a nível nacional em 1984 pela Agência de Notícias Brasília (Revista Brasília-DF. ). Quando li, deslumbre com as poesias, os contos e as crônicas, conteúdos que me levaram ao cume da inspiração, vertentes interioranas a vida poética do pescador, e ao mesmo tempo a ingenuidade do sentimento trabalhado nas palavras produzidas em imagens. Alceu voo como um pássaro imaginário da poesia...
Todavia meu pai tinha de cabeceira o livro ilustrado: Fernão Capelo Gaivota de Richard Back um aviador ao contemplar as gaivotas...desenvolve um texto altamente humano e espiritual, uma lição de vida aprendizagem e sobrevivência...
Quais são as suas referências literárias?
Poderia citar diferentes fases da literatura brasileira. Entretanto o meu gosto pela leitura é cristã em todos os aspectos até porque a minha atividade religiosa me proporciona a profundidade científica e cultural no que diz respeito o conhecimento teológico. Na realidade o compromisso com a educação cristã. Daí citarei algumas obras e seus autores: F.E. Marsh (estudos bíblicos); Experimentando a Presença de Deus (A.W. Tozer) segue portanto: Fé Transformadora, são tantos...Irresistível a Deus )Steve Gallagher) e o nosso consagrado escritor paraense Jonas Borges (Os 50 tipos de Coração, qual é o seu?). No contexto cultural poético, gosto muito de estudar a Literatura de Cordel, o Parnasianismo, a trovas, prosas, dramaturgos, Romance, HAIKAI, Sonetos. Acredito que o poeta é um ser que deve ter uma conotação geral e por fim estudar bastante e não se prender a um estilo, deve sim ter sua própria característica, mas, tem que se envolver no mistério poético a nível temáticos. Esta é a minha referência LITERÁRIA.
Quais os seus autores favoritos?
J. R. R. Tolkien
Willame Coelho Alves
Richard Back
C. S. Lewis
Dante Alighieri
Max Lucado
Joyce Meyer
Lúcio Barreto Jr.
Silas Malafaia
RR Soares
Cassiano Ricardo
Olavo Bilac
Glauco Mattoso
Manuel Bandeira
Salgado Maranhão
Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?
Sim, é uma composição de cada pessoa que conheço, exemplo: personalidade entre outras, retiro de tudo para criar, seja da imaginação ou da realidade.
Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?
A escrita é como uma oração pra mim poder me conectar com meu Criador, a inspiração flui só de eu pegar a caneta e risca o papel. O impressionante é que ja vem a história completa quando quero escrever, as vezes estou tomando banho e vem o livro em um piscar de olhos vi todo livro antes de escrever e as vezes faço um roteiro mas é muito raro fazer desta forma pois a imaginação que tenho é grande e infindável porque eu tenho a escrita como uma oração, como meu respirar, ai todos os momentos é dia de escrever.
Deixe um recado para os seus leitores.
O leitor promove a obra, cria conceitos, o livro é feito para o público, certamente o público leitor. A ótica de cada um deve ser respeitada e aceitável para o complemento da obra, ou melhor dizendo o amadurecimento, surge o artista nas referências...Não existe o escritor sem o leitor a real definição que se tem intimidade...O escritor tem que provocar empatia nas palavras, o leitor torna o resultado positivo de cada texto publicado. Gratidão a cada um que se permitiu conhecer minhas obras.