ANHAMONÁ BRITO
É advogada, doutora em análise cognitiva - Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, tendo defendido tese sobre participação popular, cidadania e acesso à Justiça em 2018.
É professora de carreira do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia Campus XIX - Camaçari desde 2013 e pesquisadora do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades dessa Universidade. Também é docente do Programa de Pós-graduação Lato Sensu Direitos Humanos e Sociais da UNEB.
É Defensora de Direitos Humanos, tendo sido coordenadora geral do Programa de Proteção de Vítimas e Testemunhas Ameaçadas de Morte do Estado da Bahia (2020 a 2022); e contribuído com a reestruturação técnica e de gestão do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, além do de Defensores de Direitos Humanos e Comunicadores Ameaçados de Morte do Estado da Bahia, no mesmo período.
Atuou em diversos cargos públicos, onde se destacam o de Superintendente de Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDHDS – 2015/2016); Secretária de Políticas de Ações Afirmativas do Governo Federal (SEPPIR – 2011/2012); Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (2009/2011); e Presidente do Colégio Nacional das Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil (2010/2011).
É palestrante, ministra cursos e atividades em seu campo de atuação, áreas e temas. Presta consultoria e assessoria a categorias e entidades de classe, órgãos e instituições públicas, organizações da sociedade civil e representantes dos movimentos sociais e populares.
É idealizadora e fundadora do Instituto JusEsperança, organização voltada à popularização e educação para os direitos humanos, visando ao fortalecimento da cidadania, dignidade, justiça e emancipação social.