Um pouco sobre mim
Ricardo Salim escreve a história de Barbacena e cidades vizinhas continuamente desde 2001, quando criou o Portal de Notícias Barbacena Online. De lá pra cá, o BOL, como é carinhosamente chamado, foi expandindo suas mídias no youtube e no spotify, perfis no instagram e facebook, uma webrádio e, recentemente, no final de 2024, veio a inovação com a Editora BOL, para aquecer a produção literária de Barbacena e região.
Membro da Academia Barbacenense de Letras (ABL), ocupa a Cadeira número 07, sucedendo a Dona Totoca. Sob a sua égide, a ABL retomou as produções dos anuários a partir de 2023. Criou a página da ABL e vem registrando dados importantes da história da Casa de Plínio Alvarenga. Aliás, Plínio foi autor da apresentação do primeiro livro de Ricardo Salim, "Como se faz um Poeta", lançado quando o autor tinha seus 16 anos.
É um dos fundadores da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas, ocupando a Cadeira número Um, que tem como patrono Sobral Pinto. Ativista cultural, Ricardo Salim coordena o Núcleo de Literatura da Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, é professor licenciado do Curso de Direito do Centro de Estudos Aprendiz e servidor de carreira do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.