
Cosme Silva, um professor de matemática e filósofo, autor do livro do título, Espaço dos Juros e subtítulo, matemática financeira sustentável: Do capital ao limite natural.
Espaço de apresentação das obras de Cosme Silva:
Obra 1 https://loja.uiclap.com/titulo/ua126105
titulo: Espaço dos Juros subtítulo: Matemática financeira sustentável: do capital ao limite natural. autor: Cosme Silva
Esta obra foi elaborada em 9 capítulos:
I Espaço (S): Uma nova perspectiva para a matemática financeira. II Capitalização com juros simples. III A variável (S) adicionada aos juros simples para adequa-lo á aplicação em matemática financeira. IV Capitalização com juros composto. V Capitalização com juros contínuos. VI Taxa financeiras. VII Operações financeiras envolvendo a variável (S). VIII Derivadas e integrais em matemática financeira. Ix Operações financeiras.
Introdução
Caros leitores, Neste e-book, apresentamos um estudo dirigido à matemática financeira, de forma didática e acessível, tendo como principal objeto de estudo o crescimento de um determinado capital dentro de um certo espaço. Tomamos por base os juros — definidos por Eduardo Giannetti como “o valor do futuro” e parte de um fenômeno natural, tão comum quanto a gravidade e a fotossíntese —, analisados sob os regimes de capitalização simples, capitalização composta discreta e capitalização composta contínua, que representam a essência da matemática financeira, conforme apontado por diver-sos estudiosos. O estudo teve início pela visão tradicional do conceito de capital (C), mas foi ampliada para qualquer fenômeno natural ou artificial, cujo desenvolvi-mento possa ser observado dentro de seu espaço natural (S), e não somente como um valor em dinheiro. Assim, estudar matemática financeira consiste em observar o comportamento do juro de um capital — ou seja, a taxa de valorização ou desvalorização sofrida por este capital em função do tempo (t) —, esteja ele aplicado em um sistema financeiro conhecido ou não. Pois todo capital, por essência, já está sob um sistema financeiro na-tural, sujeito a variações ao longo do tempo, como o crescimento de uma plantação no solo ou o orçamento de um projeto em seus limites. Essa abordagem é enriquecida pela introdução da variável espaço (S), que torna o estudo de matemática financeira mais realista, somando-se às variáveis e constantes tradicionais já presentes nos livros: montante (M), capital (C), taxa (i) e tempo (t). Com o “espaço”, analisamos não apenas o cresci-mento determinístico dos juros simples (incrementos constantes) e compostos (incrementos crescentes), mas também sua sustentabilidade, utilizando derivadas (para calcular taxas de crescimento instantâneas) e integrais (para acumular montantes ao longo do tempo), como operações inversas que modela fenômenos reais. A aplicação da matemática financeira no nosso cotidiano — seja por estudantes, cidadãos comuns ou profissionais do mercado — está bem definida pelo avanço da ciência matemática, que trabalha em conjunto com a lei reguladora deste mercado, fornecendo dados e fórmulas para cada sistema. Aqui, veremos isso ao longo de todo o curso, com exemplos práticos na relação cidadão-mercado financeiro e em áreas interdisciplinares (como agronomia e engenharia), reforçando que os juros não são forçados, mas observados dentro de seus limites naturais. Prepare-se para uma visão renovada da matemática financeira: do capital ao espaço, do crescimento à sustentabilidade!

*Descubra a revolução da matemática financeira com Cosme Silva! Em Espaço dos Juro, você aprenderá como o capital cresce — seja em bancos, plantações ou projetos — sem colapsar. Inspirado por Eduardo Giannetti, que define os juros como “o valor do futuro” e um fenômeno natural, este guia didático explora juros simples (crescimento linear), juros compostos (exponencial) e a inovadora variável espaç
Saiba mais